Hoje perguntei a Jesus por que ele chamou os discípulos de homens fracos na fé, se eles tinham motivos concretos para sentirem medo de perecer? Ele disse que a fé é dar a Deus o controle de tudo e acolher o seu agir, sua palavra ou seu silêncio, independente de estar dentro de um barco sendo varrido pelas ondas no meio do oceano numa tempestade. Ele os chamou de homens fracos na fé porque estavam olhando para as circunstâncias e não para Deus, porque confiaram mais no controle que perderam da situação do que no controle de Deus sobre ela. Olhar para Deus não é enxergá-lo, é ter confiança plena nele a ponto de acatar com tudo o que ele decidir, um abandono no imprevisível, no desconhecido. Porque ele não tem planos de desgraça, mas planos de paz e um futuro de esperança, pois tudo concorre para o bem dos que o amam.
Fui ainda mais ousada e perguntei a Jesus o que teria acontecido, então, se os discípulos não tivessem acordado ele e ele não tivesse mandado a tempestade se calar. Ou seja, se os discípulos tivessem sido “fortes na fé” e confiado abandonadamente no Senhor que com eles estava, mesmo que dormindo. E aí compreendi que, para todos os efeitos, eles jamais iriam perecer. Ou a tempestade iria acalmar em algum momento e eles iam continuar a navegar normalmente ou,de fato,naufragariam. E, por incrível que pareça,não me pareceu assustador, pois o PLANO DE PAZ (cf. Je 29,11) mais concreto que Deus tem para os que o amam e confiam nele é a vida eterna. O lugar mais seguro é a morada que Jesus preparou no Céu para cada um daqueles discípulos. E é um ‘fim’ bem mais legal que a tempestade acalmar e seguirem viagem aqui no mundo, pensei. O importante é confiar no propósito de Deus, que quer o melhor para cada um dos que criou. E como disse Santa Teresinha: “Esta vida é só um sonho. Uma hora vamos acordar.” E Santa Teresa d´Ávila completa: “Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!” Me ocorre que a realidade mais concreta que existe não é este mundo com suas tempestades e bonanças. É a vida eterna. E se Deus permite a bonança após a tempestade avassaladora, é para que eu continue a navegar com ele no barco, sem abandoná-lo na primeira terra firme que surgir diante de meus olhos. Se Jesus está no barco da minha vida, nada de ruim pode me acontecer, ainda que naufrague, pois Jesus me diz: “MINHA FILHA, FICA FIRME mesmo em meio a furacões e tempestades, pois NADA PODE TE SEPARAR DO MEU AMOR!”. Falei a ele que sou fraca, um grão de barro e pó e em meio a tempestade talvez não consiga pensar assim, mas ele insiste: NADA pode te separar do meu amor. Nada!”
E falei para mim “Se a tempestade persistir, deixa chover, deixa a chuva molhar, deixa o vento me arrancar das minhas falsas seguranças, deixa Jesus descansar um pouco...E quando ele acordar, eu conto a ele, em meio a muitas gargalhadas, a minha aventura. E suspirando aliviada posso dizer: “Ah, Senhor, como é bom te ter comigo.”

Comentários

  1. Que texto tão lindo e verdadeiro. Meus parabéns continue assim sempre 👏🏼🙏🏻🙌🏻 Olhando para alto e acreditando que tudo posso naquele que me fortalece

    ResponderExcluir
  2. Que texto tão lindo e verdadeiro. Meus parabéns continue assim sempre 👏🏼🙏🏻🙌🏻 Olhando para alto e acreditando que tudo posso naquele que me fortalece

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um encontro no deserto

Noite escura da fé

Doce calúnia